B Corp

B Corp é um sistema de certificação que avalia mais do que as considerações em relação ao produto ou serviço. A certificação B Corp avalia a conduta social e ambiental geral das empresas (em todos os setores de atividade) englobando o impacto sobre trabalhadores, clientes, comunidades e o meio ambiente. A classificação B Corp baseia-se no desempenho passado, e não em aspirações futuras, o que significa que apenas empresas que estão em funcionamento há pelo menos um ano podem qualificar-se para serem consideradas pela marca B Corp. Porém, as startups podem inscrever-se para obter status B Corp pendente, que permite que registem o seu comprometimento com altos padrões sociais e ambientais. As empresas com certificação B Corp precisam aditar a sua documentação legal para obrigar o conselho de administração da empresa a equilibrar lucro e propósito, e tem como objetivo beneficiar todas as partes envolvidas, e não apenas os acionistas da empresa.

A avaliação de impacto B

Para obter a certificação as empresas respondem a diversas questões com o objetivo de efetuar a medição do seu desempenho, para isso, utilizam o método B Impact Assessment (BIA) e necessitam obter uma pontuação de pelo menos 80 pontos (em 200). A BIA, preenche-se de forma gratuita e online, aprofundado sobre os seguintes temas:

Governança: prestação de contas e transparência, interna e externa.
Trabalhadores: todos os assuntos relacionados com funcionários: salários, formações, benefícios, qualidade do ambiente de trabalho, etc..
Comunidade: ações de apoio comunitário, atitudes de serviço comunitário, políticas de abastecimento e logística, criação de emprego, etc.
Meio Ambiente: atenção ao meio ambiente através da eficiência energética, redução de resíduos e impacto ambiental, etc.
Clientes: impacto positivo dos produtos ou serviços oferecidos nos clientes.

Após preencher este formulário, as empresas que conseguem um resultado igual ou superior a 80/200, podem avançar para a próxima etapa de avaliação. A fase seguinte consiste em apresentar os documentos que comprovem o que foi afirmado no questionário. Assim, é atribuída a certificação, para que os novos B-Corps possam usar a marca Certified B-Corp para promover os seus serviços e produtos. Esta certificação é válida por três anos e deve ser renovada após esse período.