Algodão orgânico

O algodão orgânico é uma matéria-prima que provém da agricultura biológica controlada. Isto significa que é certificado por organismos independentes seguindo um conjunto de regras que afetam todo o processo de cultivo, colheita, produção e tratamento do algodão.

O algodão é a fibra natural mais utilizada nos têxteis devido às suas propriedades, e é cultivado extensivamente em países como os Estados Unidos, China e Índia. O algodão orgânico é a alternativa ecológica que cada vez mais marcas estão a utilizar, embora neste momento represente uma baixa percentagem da produção mundial de algodão: menos de 1% do cultivo de algodão é ecológico. Ainda assim, e de acordo com dados da TextilExchange, a produção orgânica de algodão cresceu até 56% em todo o mundo. Claramente que esta é uma boa notícia para a sustentabilidade da indústria têxtil e para o planeta.

O algodão orgânico tem algumas vantagens em relação ao algodão convencional: não são utilizadas sementes transgénicas; não utiliza fertilizantes químicos e tóxicos para o ambiente e os seres humanos; a utilização de rotação de culturas e fertilizantes orgânicos para enriquecer o solo da cultura; controla pragas com métodos biológicos, sem pesticidas; faz uma gestão mais eficiente da água de irrigação, o que permite até 50% menos água que é utilizada do que no cultivo extensivo; reduz a poluição do ar, da água e do solo; a colheita manual do algodão, evita a colheita mecânica intensiva com herbicidas; favorece os agricultores tradicionais e a economia local; menos produção de gases com o efeito de estufa; os direitos laborais são garantidos com condições de trabalho decentes.