Gabardine: prepara os dias de chuva com as propostas de sete marcas portuguesas

Neste artigo conto a história da gabardine, várias formas de a usares e marcas portuguesas que têm a gabardine como uma das peças-chave para os dias chuvosos de verão e os primeiros dias do outono de 2025: Benedita Formosinho; Oui Kiki; Oh, Monday!; Benoli; ISTO; A-Line; NOPIN.

Na FashionHub Portugal  gostamos de uma boa aula de História associada à Moda. Cada peça de roupa foi desenvolvida com um propósito, é por isso que tenho sempre curiosidade de saber mais detalhes.

Neste artigo conto a história da gabardine, várias formas de a usares e marcas portuguesas que têm a gabardine como uma das peças-chave para os dias chuvosos de verão e os primeiros dias do outono de 2025: Benedita Formosinho; Oui Kiki; Oh, Monday!; Benoli; ISTO; A-Line; NOPIN.

A moda é cíclica, assim como a sociedade e as diferentes necessidades e desafios que enfrentamos, seja uma guerra, uma crise económica ou uma catástrofe natural e, por norma, cada peça de vestuário ou calçado está intrinsecamente associada a algum destes acontecimentos. Algumas destas peças tornaram-se intemporais.

Como surgiu a gabardine?

A primeira capa impermeável foi criada em 1901 na fábrica de Thomas Burberry como alternativa às peças disponíveis no mercado, cujo tecido era feito à base de borracha e um solvente. 

Desta alternativa resultou uma capa de tecido mais leve, produzida com técnicas de corte que permitiram que a água não penetrasse no tecido, o que garantiu a impermeabilidade da capa de chuva.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Burberry era fornecedora de sobretudos à prova de água para os soldados da linha da frente. Assim sendo, os soldados do exército britânico apelidaram a peça de vestuário de “trench coat”, foi aí que a peça adquiriu o seu nome mais popular e que ainda hoje é usado no mundo da Moda. No entanto, em português, usamos a designação “gabardine”, por isso, é essa que utilizo neste artigo.

Publicidade Burberry, 1918

Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética e os Estados Unidos da América começaram a fornecer ao seu exército peças de roupa semelhantes, mas mais curtas. O objetivo foi tornar a peça mais funcional e utilitária para não atrapalhar os movimentos dos soldados.

No período pós-guerra, esta peça de roupa ganhou grande popularidade entre a população civil. A gabardine tornou-se um símbolo de estilo empresarial e que transmitia uma mensagem de “respeito” por quem a vestia.

Em Inglaterra, o “trench coat” clássico estava disponível em cinco cortes – Kensington, Westminster, Chelsea, Waterloo e Pimlico – cada um com o nome de um bairro de Londres.

Um dos pormenores mais relevantes e minuciosos é a gola da gabardine, pois executar esta parte é um processo complexo e que exige rigor. Um alfaiate da Burberry demora cerca de um ano para aprender a costurar, porque são 180 pontos que precisam de ser costurados à mão para obter uma curva suave que se encaixa perfeitamente em torno do pescoço.

Nos dias de hoje: tendências e como usar

Entretanto, mais marcas, como a Tommy Hilfiger, se falarmos em termos internacionais, confecionam o modelo de gabardine. Com o tempo, as cores tradicionais e intemporais são mantidas, como bege, preto e azul escuro.

No entanto, à medida que as sociedades vão evoluindo, também as tendências da moda acompanham a sequência e, hoje em dia, há gabardines feitas de vários materiais e com diversos formatos, como pele, efeito vinil e de diversas cores como o cor-de-rosa e o vermelho, mas também o amarelo e o verde azeitona, favoritas para o outono 2025.

Marcas Portuguesas que produzem Gabardine

Tal como prometido, vou apresentar alguns modelos de gabardine das seguintes marcas portuguesas: Benedita Formosinho; Oui Kiki; Oh, Monday!; Benoli; ISTO; A-Line; NOPIN.

Benedita Formosinho

Benedita Formosinho, designer de moda, decidiu lançar uma marca em nome próprio em 2018. A intemporalidade, responsabilidade e sustentabilidade são os principais atributos desta marca que se dedica à produção de peças minimalistas e exclusivas, que fazem parte dos básicos que qualquer guarda-roupa deve ter.

Benedita Formosinho

A marca apresenta um modelo de gabardine longo e em estilo quimono. A assimetria na lapela, os bolsos laterais e as mangas ajustáveis são os pormenores que tornam a peça pragmática e descontraída, sem perder elegância. A cor clara torna-a uma peça verdadeiramente intemporal e o elemento perfeito para elevar e compor qualquer indumentária.

O modelo de gabardine Runa, encontra-se disponível em beneditaformosinho.com, por 276€.

Oh, Monday!

A Oh, Monday!, marca portuguesa fundada por Margarida Marques de Almeida, apresenta um dos modelos mais simples e minimalista, mas também o mais convencional quando se trata de uma gabardine – The Trench Coat -, disponível em bege, é 98% composta por tencel, uma fibra natural de celulose regenerada da madeira de eucalipto. A marca assume um compromisso com a sustentabilidade ambiental e na durabilidade das peças, ao utilizar um material que é biodegradável e com alta absorção de humidade, perfeito para uma gabardine.

Esta peça é verdadeiramente intemporal e pode ser adaptada a qualquer estilo, seja acompanhada de umas calças de ganga ou umas calças de corte clássico. É leve, o que a torna perfeita para qualquer ocasião, desde um almoço com as amigas a um compromisso profissional.

A peça pode ser adquirida no website da marca: oh-Monday.com, pelo valor de 340€.

Oui Kiki

O conceito da Oui Kiki é o resultado de muitas viagens pelo mundo. A marca fundada em 2020 por Laura Gonçalves, encontra inspiração na multiculturalidade, o que promove uma nova perspetiva para ajudar as mulheres a encontrarem peças que se adaptam às suas necessidades: manter o estilo próprio com conforto e qualidade.

A marca produz em Portugal e a gabardine apresentada é de corte clássico com o pormenor de gola na lapela e está disponível em quatro cores: bege, cinza, verde e azul.

Podes consultar mais pormenores sobre a marca e as peças em ouikiki.pt.

ISTO.

A ISTO. é uma das marcas portuguesas mais reconhecidas quando o assunto é sustentabilidade social e económica, a marca disponibiliza no website todos os parâmetros que definem o preço das peças, como a mão-de-obra, matérias-primas, distribuição, entre outros fatores e ainda apresenta uma descrição da matéria-prima e respetivas certificações.

A marca de segmento masculino apresenta o modelo Trench Coat, disponível em duas cores – verde azeitona e azul escuro. O corte simples e intemporal permite que seja utilizado em diferentes ocasiões.

A gabardine está disponível no website da marca: isto.pt, por 450€.

Benoli

A Benoli é uma marca portuguesa que começou a atividade no ambiente industrial, tendo uma fábrica com o mesmo nome que há anos é uma referência na confeção em Portugal.

A proposta de gabardine desta marca é sofisticada, irreverente e prática. O modelo de gabardine é mais curto que o habitual, perfeita para utilizar num registo informal e para quando os dias chuvosos são inconstantes.

Pode adquirir esta peça no website da marca: benoli.pt/webstore, por 215€.

A LINE

A LINE é uma marca portuguesa fundada em 2016, por Hélder Gonçalves e Alexandra Carneiro. A marca nasceu no seio da Spring, uma empresa de confeção têxtil de Paços de Ferreira. O segmento de mercado em que estava inserida era dedicado apenas à produção de camisas, mas rapidamente passou a ter coleções completas, com vestidos, calças e casacos. A LINE segue uma linha intemporal, minimalista e sofisticada, mas ao mesmo tempo moderna, com peças que podem durar uma vida, o que representa o vínculo de responsabilidade com a moda que a marca assume.

De acordo com as linhas minimalistas da marca, o modelo de gabardine apresentado é clássico, intemporal e elegante, permitindo uma combinação com um estilo mais conservador, mas também com peças contemporâneas e sofisticadas. Destaco a manga ajustável e o facto de ter 98% de lyocel integrado na composição, uma fibra de celulose conseguida através de um solvente reciclável.

Podes verificar mais pormenores em alineclothing.com.

NOPIN

A NOPIN é uma marca portuguesa fundada em 2006 por Paula e Alfredo, pais de Catarina Pinto, a atual designer. A NOPIN alcançou um novo fôlego em 2019, quando apresentou a primeira coleção outono/inverno 2022 no Portugal Fashion. A marca valoriza a qualidade e autenticidade, através da criação de designs autênticos produzidos em Portugal, com tecidos sustentáveis.

A NOPIN combina conforto, elegância e praticidade para desenvolver peças intemporais e repletas de estilo, com atenção para a moda sem género. Prova disto mesmo, são as gabardines apresentadas pela marca através do seu site, são 5 modelos distintos entre os materiais e o estilo, mas com corte semelhante, apostando em detalhes que se encaixam na morfologia de cada design.

Selecionei três modelos: um irreverente e descontraído, com bolsos grandes, mangas balão e tons pouco convencionais numa gabardine, como o branco e o verde-lima; um modelo sofisticado, clássico e intemporal de cor castanha; e, por último, uma gabardine interessante para utilizar no ambiente corporativo e combinar com peças básicas para uma desconstrução de indumentária, um modelo preto com risca diplomática e corte clássico.

Para verificares todas as opções de gabardine da NOPIN consulta o site da marca – nopinbrand.com.