Ainda há pouco tempo apresentávamos as coleções e tendências para o verão 2024, e agora já andamos de casaco vestido, a fazer as compras de Natal e a preparar tudo para época das festas de fim de ano.
Na FashionHub não podíamos deixar esta quadra tão especial passar em branco, por isso, decidimos analisar as propostas de algumas marcas portuguesas para vestires nas celebrações de Natal, seja com a família, no jantar de amigo secreto entre amigos ou num evento da empresa. Ah, também apresentamos o que podes vestir na festa da noite de Passagem de Ano.
O primeiro conselho que deixamos é que verifiques todas as peças do teu guarda-roupa, de modo a confirmar se necessitas realmente de comprar algo novo. Há sempre um vestido básico que anda perdido, mas pronto para qualquer ocasião de última hora. Caso queiras mesmo comprar, seja para ti ou para oferecer a alguém, o ideal é que o faças em consciência, uma sugestão é que optes por marcas portuguesas.
A época natalícia é tradicionalmente associada aos tons verde, vermelho, por vezes acompanhados de brilhos e lantejoulas. Na roupa não é exceção, quer seja nas saias, vestidos, camisolas, as cores mencionadas anteriormente são as predominantes quando procuramos algo associado ao Natal.
Em seguida, deixamos diversas propostas de marcas portuguesas.
Saias Volumosas e os tons de Natal
As marcas IMMA; OH, MONDAY! e SAM apresentam saias volumosas em tons verde (Oh, Monday!), vermelho (IMMA) e em preto com lantejoulas (SAM). Estes modelos são perfeitos para usar com blusas mais sofisticadas ou camisolas quentes e neutras, que compõem o look.
Veludo
O veludo é um dos materiais mais requisitados para as peças desta altura do ano, por ter uma aparência elegante, mas também por conferir bastante conforto. A MISSES WHITE apresenta o vestido de festa Jolly, em veludo verde. As mangas abalonadas dão um ar descontraído à peça, sem que perca a elegância com que foi desenhada, ao contrastar com o corte frontal a realçar a silhueta feminina.
Dentro do mesmo registo, mas com um corte mais clássico e intemporal, a OH, MONDAY! apresenta um vestido de veludo vermelho, perfeito para brilhar nos encontros natalícios.
A SIENNA lançou uma linha exclusiva de vestidos de veludo para esta altura do ano. Estão disponíveis em azul e verde, perfeitos para uma ocasião mais sofisticada.
Também a BENOLI aposta no veludo, com um fato completo de veludo verde e um pormenor em cor-de-rosa que cria contraste entre as calças e o blazer.
Além das peças em veludo, a BENOLI desenvolveu diversos sobretudos que ajudam a aquecer e compor o teu look de festa natalício, deixamos a sugestão de um dos nossos preferidos.
Vermelho – a cor mais natalícia
O vermelho é a cor mais utilizada durante a época festiva, sendo comercialmente associada à figura do Pai Natal.
A marca t-Sheart lançou algumas peças clássicas e intemporais a pensar na quadra festiva, destacamos o sobretudo vermelho, ideal para compor um look discreto do quotidiano, ao marcar a diferença e criar contraste, principalmente quando é combinado com tons como o preto e o branco. Mas também destacamos as blusas vermelhas, também ideais para um dia de trabalho ou para um evento corporativo, basta combinar com umas calças clássicas, por exemplo. Para quem prefere arriscar, a marca criou também um vestido vermelho, cujo corte romântico dá um ar discreto à peça, apesar do tom forte.
O espírito natalício na Moda de Autor
No quadrante da moda de autor, há também marcas que se destacam nas tendências que apresentaram através das suas coleções. Por um lado, LUÍS CARVALHO E NOPIN apostaram no vermelho como uma das cores predominantes da estação, destacamos as nossas peças favoritas: um conjunto vermelho e um vestido preto assinados pelo designer.
Da NOPIN destacamos um top e duas blusas que parecem feitas sob medida para o Natal, onde os brilhos e os cortes das peças fazem a diferença.
A BUZINA já nos habitou que irreverência é sinónimo de sofisticação e elegância, por isso, os mais ousados podem apostar nestas duas propostas que descobrimos no website da marca: um top e umas calças em dourado, com um corte e desconstrução das peças que as tornam totalmente diferentes e práticas, perfeitas para um look natalício mais arrojado.
As coleções exclusivas para celebrar esta época do ano
Em seguida, apresentamos as propostas de três marcas que lançaram coleções especiais e exclusivas para esta altura do ano: HB CURATOR by Helena Branquinho, VINTAGE BAZAAR e MAHRLA.
A HB Curator apresenta a “party season” numa coleção onde o preto, uma das identidades visuais da marca tem um claro destaque. O vestido preto é a peça principal, com um volume na saia, os bolsos criam a sensação de conforto e descontração à peça, a parte de cima é quase como se de uma blusa simples se tratasse, portanto estabelece um contraste com a parte de baixo através de um toque clássico e elegante. O contraste é ainda maior com a utilização de um cinto, outra das propostas da marca inserida nesta coleção: cinto com várias pérolas e o cinto com botão preto.
Porém, o contraste desta coleção não se fica apenas entre peças e acessórios, pois o branco surge como opositor ao preto, numa saia que facilmente pode ser conjugada com uma blusa clássica ou uma camisola de malha básica, capaz de proporcionar uma indumentária para enfrentar os primeiros dias de inverno.
A Vintage Bazaar lançou “La Nuit”, uma coleção inspirada na sofisticação de uma saída à noite, em que o Natal se conjuga com os preparativos para o Ano Novo. Por isso, destacamos o conjunto blazer e calças de lantejoulas em preto, e realçamos o decote acentuado do blazer que pode ser usado com uma blusa ou camisola por baixo, para quem preferir compor melhor a sobreposição ou então, pode ser usado apenas com um top a vincar o decote. O outro destaque recai no casaco branco com lacinhos pretos, um pormenor que faz toda a diferença na peça.
A Mahrla apresenta a coleção “Resort” e destacamos o macacão e uma blusa com brilhos, que facilmente se adaptam a um registo mais formal ou informal, dependendo dos acessórios e calçado com que são conjugados. A blusa pode ser usada com umas calças de gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... ou com umas calças ou saia de corte clássico e confere dois estilos distintos, para um jantar em família ou para um jantar com as amigas.
Estilo e Conforto
Para quem não aguenta o frio da época e prefere apostar em peças mais quentes, a Achega pode ter as opções certas, em que estilo e conforto andam de mãos dadas. A marca especializada em malhas, decidiu desenvolver uma coleção de casacos de malha para festas e uma saia. A aposta da Achega recai em dois segmentos de mercado, aquele que a marca considera mais apropriado para uma mulher clássica e os modelos de casaco que vão ser utilizados por mulheres com um estilo jovial. Todas as peças são produzidas em pouca quantidade, por esse motivo há poucas unidades disponíveis.
Natal Irreverente – brilhos e cor
As marcas Paparina e Inedit Design são reconhecidas pelos padrões irreverentes e brilhos das suas peças, ou seja, a combinação perfeita para quem prefere fugir dos tons neutros e das peças mais clássicas e intemporais. Contudo, apesar da componente mais excêntrica das peças que vamos apresentar a seguir, elas têm sempre uma componente intemporal, afinal basta que nos sintamos bem com uma peça de roupa e a usemos vezes sem conta para ela ser intemporal, pelo menos no nosso armário.
A Paparina apresenta uma blusa e vestido vermelhos, com lantejoulas e um pormenor de pelo nas mangas e borda do vestido, a blusa pode ser combinada com as calças do conjunto.
A Inedit Design propõe um macacão de corte elegante com um franzido na área da barriga que ajuda a sustentar o decote da peça. Apesar da conjugação de tons rosa, roxo e vermelho, o macacão torna-se sofisticado e divertido. Até podia ser a mesma peça em preto, mas não seria a mesma coisa.
Vestidos de festa
As marcas de vestidos para festas KAOÂ e MAUÎ têm os vestidos perfeitos para os eventos mais sofisticados desta temporada.
Da KAOÂ selecionamos macacões e um vestido, onde o veludo e as lantejoulas são os componentes principais e a cor de vinho é a cor predominante.
Assumindo à letra o significado da expressão “de preto nunca me comprometo”, da MAUÎ, a nossa escolha foram dois vestidos pretos: um com modelo clássico e outro com mangas abalonadas e lantejoulas. Além disso, voltamos ao veludo, já abordado no início do artigo e na nossa seleção faz parte um vestido verde de veludo, sofisticado e muito natalício.
Nota: Não é dispensada a consulta das marcas para verificar os preços, assim como os tamanhos e stock disponível.