“Fast Fashion” domina as vendas e-commerce em Portugal

Em Portugal e Espanha, a fast fashion domina as vendas e-commerce. Está previsto que as marcas do grupo Inditex, entre outras, tenham um aumento nas vendas líquidas anuais de moda nos próximos anos.

A fast fashion domina as vendas nas plataformas e-commerce em Portugal. A conclusão faz parte do Annual Report ecommerceDB Analysis, as vendas de moda através de plataformas e-commerce têm aumentado. A ECommerce News destaca que Portugal e Espanha não são exceções. Com base em dados de 2022 relativos a marcas da Inditex, entre outras, prevê-se que as vendas líquidas anuais de moda aumentem nos próximos anos.

O comércio eletrónico de moda corresponde a 37,2% em Portugal, porque a fast fashion desempenha um papel fundamental nestes valores. O mesmo se verifica em Espanha, em que 29,6% representa a percentagem de comércio eletrónico de moda do país vizinho.

Segundo a Ecommercenews.pt, os mercados português e espanhol têm em comum a importância dos retalhistas de fast fashion para sustentar estes números. O mesmo estudo salienta que a marca espanhola Zara ocupa o segundo lugar em Espanha e o primeiro em Portugal, com vendas líquidas em 2022 de 449,7 milhões de dólares e 153,9 milhões de dólares, respetivamente.

Fonte: ecommerceDB

A retalhista de moda online sediada na China, Shein, também conhecida por se tratar de uma marca de “moda rápida” (fast fashion), destaca-se em ambos os rankings com vendas líquidas de 669,4 milhões de dólares em Espanha e 137,3 milhões de dólares em Portugal em 2022, ocupando o primeiro e segundo lugares nos dois países, respetivamente.

Assim, sustenta-se a afirmação de que a fast fashion domina o e-commerce em Portugal. A Zara ocupa o primeiro lugar em vendas online, em Portugal, mas há outras marcas de fast fashion como a Shein, a H&M, a Pull & Bear e a Stradivarius. Porém, em Espanha, a sequência altera-se ligeiramente, a Shein ocupa o primeiro lugar seguida pela Zara, Zalando, El Corte Inglés e a Amazon.