O foco da Eastman é produzir materiais que melhorem a qualidade das marcas e da vida dos consumidores. Recentemente, a empresa americana que tem diversos parceiros em Portugal, tornou-se um dos membros fundadores da Alliance of Chemical Textile Recycling (ACTR). Este projeto é um grupo de trabalho para impulsionar a tecnologia da reciclagem químicaA reciclagem química corresponde a diferentes tecnologias q... ver mais..., através da partilha de valores comuns e a abordar políticas de forma colaborativa.
Em paralelo e como consequência, a empesa pretende maximizar a eliminação de resíduos têxteis para aterros e incineração como pratica recorrente. O ACTR será um programa que fornecerá à indústria informações sobre como a reciclagem químicaA reciclagem química corresponde a diferentes tecnologias q... ver mais... têxtil pode: encontrar soluções para desviar resíduos têxteis para aterros; permitir a reciclagem de têxteis em vez de incineração/deposição em aterro; fornecer materiais circulares/de origem sustentável; apoiar marcas/retalhistas/produtores no alcance de suas metas de redução de CO2; e proporcionar estabilidade de preços a longo prazo e fornecimento consistente de matérias-primas versus matérias-primas virgens.
O programa da Alliance of Chemical Textile Recycling é desenvolvido pela Accelarating Circularity, uma organização sem fins lucrativos. O trabalho desta organização é focar-se na reciclagem de têxteis numa escala comercial. Para além da Eastman, a Lenzing, a The LYCRA Company, Circ®, Sappi, Renewcell, Infinited Fiber, Worn Again Technologies, Gr3n, CuRe Technology e a OnceMore® da Sodra são membros integrantes deste grupo.
Num comunicado enviado para as redações a apresentar o projeto, a fundadora e presidente da Accelerating Circularity, Karla Magruder, define o propósito da aliança como “um coletivo para fazer avançar a tecnologia de reciclagem químicaA reciclagem química corresponde a diferentes tecnologias q... ver mais..., para partilhar definições comuns e abordar políticas de forma colaborativa para maximizar a eliminação de resíduos têxteis para aterros e incineração”.