Depois de se afastar do mundo da moda em junho de 2023, Diogo Miranda está de volta. Após fechar a marca própria, assume agora a Direção Artística e Criativa da A LINE.
Num curto comunicado, a marca nacional anunciou a nomeação de Diogo Miranda para o cargo de diretor criativo e que o momento “assinala o início de uma nova jornada para continuar a fazer prosperar os valores únicos da marca, a sua herança e códigos intemporais no mundo através da perspetiva única e da experiência de Diogo”, refere o comunicado. A marca espera com esta parceria fortalecer a identidade e ampliar o reconhecimento internacional.
Diogo Miranda, iniciou a carreira de criador em 2007, apresentou coleções em nome próprio nas passerelles do Portugal Fashion entre 2007 e 2023. Em 2015, estreou-se na semana de Moda de Paris, onde despertou a atenção de publicações como The New York Times, Harper’s Bazaar e Vogue, e recebeu o prémio de Designer do Ano, atribuído pela revista GQ. As suas criações foram vestidas por diversas personalidades conhecidas internacionalmente, tais como, a modelo Sara Sampaio, a it-girl Helena Bordon e a modelo francesa Caroline de Mraiget.
No mesmo comunicado, o designer diz-se honrado por se juntar à marca, “uma casa de renome mundial cujas raízes e legado falam do poder duradouro do savoir-faire”. “Estou ansioso por desenvolver o espírito único de inovação e mestria artesanal da A LINE, à medida que propomos uma nova e brilhante visão para a marca”, acrescenta Diogo Miranda, sobre o novo desafio na sua carreira.
A LINE é uma marca portuguesa fundada em 2016, por Hélder Gonçalves e Alexandra Carneiro. A marca nasceu no seio da Spring, uma empresa de confeção têxtil de Paços de Ferreira. O segmento de mercado em que estava inserida era dedicado apenas à produção de camisas, mas rapidamente passou a ter coleções completas, com vestidos, calças e casacos. A LINE segue uma linha intemporal, minimalista e sofisticada, mas ao mesmo tempo moderna, com peças que podem durar uma vida, o que representa o vínculo de responsabilidade com a moda que a marca assume.
A A LINE entra numa nova era, com um reposicionamento estratégico que reflete a nossa evolução e ambição. A sua visão inovadora, que une o artesanal e o contemporâneo, é o que precisamos para levar a marca a novos patamares. Acreditamos que a dedicação e o talento de Diogo fortalecerão ainda mais a nossa identidade, ao mesmo tempo em que ampliam o nosso reconhecimento e impacto internacional.
Hélder Gonçalves, CEO da A LINE
No website da A Line, já é possível observar mudanças, devido à entrada de Diogo Miranda para equipa. A mais visível é a existência de um monograma, um pormenor essencial na identidade visual que, pelo menos para já não deverá estar presente nas peças de roupa.
Recentemente, a A Line abriu uma flagship store, na Rua Miguel Bombarda, no Quarteirão das Artes, no Porto. Esta é a primeira loja própria da marca, que apenas podia ser vendida online ou em retalhistas multimarca, como a Feeting Room. A marca está também presente em mercados como: Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Noruega ou Dinamarca, entre outros.
O novo diretor artístico e criativo, Diogo Miranda, apresentará a sua coleção de estreia na A LINE para a temporada primavera/verão 2025.
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