O lenço é um dos acessórios mais utilizados do momento. Mais do que uma tendência é um símbolo de sofisticação e irreverência, que ao longo dos anos tem adquirido versatilidade e pode ser aplicado ao pescoço, na cabeça, cabelo, cintura… as combinações são infinitas.
Porém, existe uma conotação histórica associada ao lenço, principalmente à forma de se usar ao pescoço. Para explicar melhor, vamos entrar numa cápsula do tempo e fazer uma curta viagem por várias épocas.
Posteriormente, apresento-te algumas sugestões de estilo e marcas portuguesas onde podes encontrar o lenço perfeito.
A história do lenço
Na minha perspetiva, usar um lenço ao pescoço é uma das formas mais elegantes de conferir estrutura e contraste numa indumentária. Esta forma de uso tem um contexto histórico associado, ou melhor, tem vários, que se adaptaram ao longo dos anos.


Agora que entramos na cápsula do tempo, vamos viajar até ao século XVI, onde este adereço era muito usado por reis, rainhas e princesas, como símbolo de riqueza e exuberância.
Nos anos seguintes, o lenço esteve ofuscado por colarinhos e golas, que se apresentavam em camisas, blusas e vestidos, com diversas variações de corte e modelo.
Anos mais tarde, já em pleno século XX, enquanto decorria a Primeira Guerra Mundial, o lenço passou a ser um acessório prático e útil: ideal para compor um look formal e proteger a região do pescoço para evitar possíveis constipações. As hospedeiras de bordo, também tiveram um papel preponderante na história do lenço ao pescoço, utilizando-o como um adereço que se tornou numa peça simbólica da profissão.
Ainda durante o século XX, mais precisamente nos anos 50 e 60, diversas personalidades conhecidas da alta sociedade e da cultura, como Grace Kelly e Audrey Hepburn, destacaram-se pelo uso de lenço na cabeça, como símbolo de elegância e sofisticação.


Talvez o auge deste género de lenços tenha decorrido nos anos 80 e 90, não é à toa que, recentemente, recebi da minha mãe uma caixa cheia de lenços que ela usava nesta altura. Mais uma prova de que a moda é cíclica, mas acima de tudo, de que devemos vestir o que nos faz sentir bem e podemos reutilizar peças e trocar roupa com familiares e amig@s.
Mas o lenço não foi utilizado apenas como elemento social, mas também cultural.
Lenço como elemento cultural
Em Portugal, um dos lenços mais famosos é designado por “lenço dos namorados”. Os primeiros lenços deste tipo terão sido criados no séculos XIX e acreditasse que foram inspirados na nobreza do século XVI, que se adornava de lenços de renda e bordados, para se destacarem do resto da sociedade. O “lenço dos namorados” tornou-se numa tradição cultural da região do Minho, norte de Portugal, e servia para as meninas da época darem aos seus namorados se estes precisassem de se ausentar por algum tempo. Por outro lado, os rapazes mandavam bordar estes lenços para oferecer às suas respetivas namoradas, com diversos desenhos e versos românticos, que indicavam simbologias próprias, como corações, pássaros, entre outros. No fundo, era visto como um ritual de conquista e de compromisso e por norma era colocado ao pescoço para indicar o início de uma relação afetiva, se o namorado deixasse de usar o lenço em público ou o devolvesse, era sinal de que tinha decidido não continuar a relação amorosa.

Desde 2002, estes lenços são certificados com o objetivo de proteger a sua comercialização, mas também as artesãs que se dedicam a esta arte. A marca registada “Lenços de Namorados do Minho”, é detida pela Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, e certificado pela A. Certifica, a única entidade acreditada para avaliar artesanato regional.
Diferentes formas de usar lenços
Os lenços conquistaram novas dimensões, formatos, têm diferentes cores e padrões e podem ser produzidos com diversos materiais, como a tradicional sedaA seda é uma fibra natural produzida nos casulos dos bichos... ver mais..., mas também algodão
O algodão é uma das matérias-primas mais comercializadas ... ver mais... e com novas matérias-primas que estão cada vez mais a ser implementadas em prol de uma indústria de moda mais responsável, como a fibra de bambu
O bambu é uma fibra natural de entrecasca obtida a partir d... ver mais..., entre outros. No entanto, os tecidos mais quentes são mais usados no inverno, e o lenço pode servir de proteção adicional contra o frio.
Para se adaptarem ao tipo de clima, as pessoas que mais usam este acessório têm optado por reinterpretar o seu uso de diferentes formas. Por isso, apresento-te algumas versões:
Lenço ao pescoço
Como já tiveste oportunidade de ler, esta é a maneira mais tradicional de usar lenços e a minha preferida. Um lenço mais curto e discreto garante sofisticação e ajuda a compor uma indumentária ou a criar um relevo se estivermos a usar um blazer ou um casaco comprido, como uma gabardine. Para camisas, blusas e t-shirts sem pormenores na gola, esta pode ser uma excelente opção para criar contraste, principalmente se forem de cor neutra e pudermos conjugar com lenços coloridos.



Lenço a fazer de cinto
Os cintos têm um lado utilitário, mas ao mesmo tempo estético, servem para dar estrutura às combinações, por exemplo, um conjunto blazer e calças (ou saia), pode ser usado um cinto sobre o casaco para ajudar a desconstruir a formalidade do look. Por outro lado, até umas calças de gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais... combinadas com uma camisa branca (ou de ganga
A ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais...), podem ter a ajuda preciosa de um cinto de couro
O couro é um material que deriva de animais de diferentes e... ver mais... ou camurça, mas também pode ser usado um lenço nessa função, o que proporciona sofisticação e leveza.



Lenço na cintura
Esta tem sido uma das formas mais comuns de usar lenço e é considerada uma das principais tendências de 2025. No entanto, nem sempre o que é uma tendência é para ser utilizado, ou melhor, depende do nosso estilo e gosto pessoal, mas confesso que não é das coisas que mais adore. Contudo, a conjugação de cores e peças certas, pode criar contraste, relevo e estrutura à indumentária, sem muito esforço e com um único adereço.


Lenço na cabeça
Para quem não gosta de usar chapéu e boné, o lenço na cabeça pode ser uma ótima opção para proteger do sol, principalmente na praia e com roupas leves, que combinam melhor com este acessório. Para ser usado desta forma pode deixar-se um pouco de cabelo por fora e quem tem franja pode deixar um espaço para criar contraste entre o lenço e o tom de cabelo, prometendo valorizar toda a combinação que vestimos.



Lenço no cabelo
Com um lenço no cabelo é possível desenvolver diversos penteados, tanto num cabelo curto como comprido, desde rabos de cavalo originais, tranças ou usar um lenço como bandolete. É só dares forma à imaginação.



Lenço a fazer de top/blusa
Esta é uma maneira inusitada e irreverente de usar um lenço, mas podes facilmente fazer de um uma bela blusa, sem ser preciso uma máquina de costura para isso, é só usares a criatividade para fazeres diferentes modelos. No entanto, podes também confecionar uma blusa com costuras e aplicar correntes, alças, para dar uma nova vida a um lenço que preferes ver com essa função, ou seja, estarás a utilizar a técnica upcyclingA técnica upcycling é um recurso da moda circular que agre... ver mais....



Outras formas de usar lenço: pulseira, na mala…
Quando o lenço tem única e exclusivamente a função de acessório, apenas dar cor e realçar algum componente específico, por exemplo, pode dar um novo aspeto a uma carteira de cor neutra ou pode servir de pulseira numa indumentária básica.



Algumas marcas portuguesas que produzem lenços
Agora que já tens a inspiração de que precisavas, vais conhecer melhor a Venus has a Garden, CLUOH, My name is Rose e Vizbon, algumas marcas portuguesas onde podes encontrar o lenço perfeito para ti. As marcas preservam valores assentes na produção nacional, responsabilidade social e ambiental e na moda sem género.
Venus has a Garden
A Venus has a Garden é uma marca onde podes encontrar hoodies, t-shirts, calções de praia, mas sem dúvida que um dos produtos ex-líbris são os lenços. Desde lenços mais finos para usares como acessório num penteado, aos de maior dimensão e com diferentes estampas, é só escolheres o teu preferido.



Sob o mote, “juntos, podemos tentar ter um impacto pequeno, mas significativo, no mundo!”, a Venus has a Garden produz tudo à mão no seu estúdio, em Portugal, mas também apresenta outras preocupações com a sustentabilidade social e ambiental.
Desta forma, a marca assume que “trabalha com os melhores artesãos portugueses”, além disso, por cada compra efetuada a marca planta uma árvore e ainda doa 1€ por cada produto vendido para uma causa social.
Podes saber mais sobre a marca e conhecer os seus produtos em venushasagarden.com.
CLUOH
A CLUOH é uma marca de acessórios que transforma peças clássicas em elementos sofisticados. A marca tem um conceito que une os valores e as paixões dos diferentes fundadores da marca, ou seja, culmina numa junção de Design, ilustração e Moda.
A marca é 100% portuguesa e as peças são cuidadosamente produzidas pelos artesãos parceiros da Cluoh. Um dos principais produtos da marca são as malas e sacos de praia, clássicos com formas irreverentes, contemporâneas e intemporais, mas também com cores que se adaptam a cada estilo.


“A CLUOH representa a liberdade individual e dá destaque ao original. Valoriza as sensações e procura despertar a emoção de ver algo pela primeira vez e de ser surpreendido; o OH EFFECT.”
Os lenços coloridos, com estampados de desenhos e padrões originais criados exclusivamente pela marca, tornaram-se em essenciais imprescindíveis no guarda-roupa.

Podes saber mais sobre os produtos da Cluoh, em cluoh.com.
My name is Rose
My name is Rose surgiu de um amor de uma filha pela mãe. Esta marca portuguesa foi fundada por Rosa Maria Fonseca, que teve como inspiração a sua paixão por flores, principalmente as rosas. A fundadora da marca trata cuidadosamente do conceito criativo da My name is Rose, que se dedica à confeção de lenços que criam memórias e contam histórias.

Num Dia da Mãe, quando Rosa Maria era ainda criança criou uma flor de papel para oferecer à sua mãe. Estava dado o primeiro passo para a criação desta marca, que se fosse um filme seria o “La Vie en Rose”, que marcou uma época e uma geração que via nas divas do cinema que usavam os lenços como acessório obrigatório, um dos principais símbolos de estilo.


A marca produz em Portugal, selecionando cuidadosamente os tecidos e fábricas para a confeção dos produtos. Os lenços são delicados e encontram inspiração na natureza, com borboletas, padrão de animal e, claro, flores. A FashionHub Portugal destaca os padrões com as flores designadas por amores perfeitos, que tornam os looks mais românticos e elegantes.

Além dos lenços mais associados ao público feminino, a marca aposta na sua inspiração cinematográfica e também produz lenços de bolso, que podem ser usados por homens no blazer do fato.

Para saberes mais pormenores sobre a marca consulta mynameisrose.com.
Vizbon
A Vizbon é uma marca criada por Vitor Wang e Marcelo Zhang, ambos de ascendência chinesa, conheceram-se em Portugal e descobriram que partilham uma afinidade em comum, a Moda.
No entanto, assumem que a Vizbon é mais do que uma declaração de moda, mas sim uma marca que possui o poder da autoexpressão, do crescimento pessoal e que cada peça reflete uma identidade autêntica.
A marca destina-se a diferentes segmentos de público e acredita na moda sem género, dedicando-se a lenços que podem ser usados tanto por homens como por mulheres e podem ser usados de diversas formas, como ao pescoço e na cabeça.


Os padrões também conferem essa adptação, ao existirem estampas de flores associadas a um estilo romântico, mas também desenhos mais “alternativos”.
Podes ver e adquirir os produtos da Vizbon, em vizbon.store.