Os números apontam que cerca de 40% dos consumidores têm a intenção de reduzir os gastos na época de Natal, nomeadamente, na compra de presentes, face ao mesmo período do ano passado. Esta é a principal conclusão do relatório “Consumer Health Index” realizado pela consultora Bain & Company.
“Após um verão robusto, as mulheres estão a recuar mais do que os homens nos gastos”, refere a consultora. A Bain & Company através da “Retail Holiday Newsletter 2023” refere que os planos para a redução do orçamento nas compras da época natalícia são mais acentuados nas mulheres com baixos rendimentos (50%), e inferiores nos homens com elevados rendimentos (24%).
O relatório aborda também os consumidores sobre quando vão começar as compras natalícias, sendo que a resposta tem uma justificação como alvo primordial: a gestão das suas finanças e respetivas restrições. As conclusões, indicam que as mulheres da geração X 1estão a diminuir os gastos em tudo o que conseguem. Em 2023, a nível global, 35% dos consumidores começaram a comprar e a pensar na época do Natal em outubro ou mais cedo, uma tendência aplicada essencialmente pelos mais jovens, o correspondente a 39%.
Não existe um cliente médio hoje em dia. Os principais retalhistas estão constantemente a adaptar-se para responder a necessidades emergentes dos seus clientes-alvo através de ações táticas e estratégicas, desde os mecanismos de interação e resposta em tempo real até à maior personalização. Os retalhistas que brilharem mais nesta época festiva vão permitir que os seus clientes se sintam bem-vindos e que os seus colaboradores na linha da frente se sintam felizes e recompensados pelos seus esforços.
Clara Albuquerque – Bain & Company
Para fazer compras têm entrado na equação do processo de decisão de compra alguns parâmetros que atualmente os consumidores consideram essenciais neste processo: o envio gratuito é um destes fatores, considerado importante para os compradores online de todos os grupos demográficos.
Quanto à obtenção de informação sobre os produtos, os consumidores da geração Z 2afirmaram ser mais propensos a recorrer às redes sociais e aos influenciadores para obter sugestões. Por sua vez, os Millennials 3e a Geração X recorrem com mais frequência às recomendações de amigos ou dos motores de pesquisa.