Calçado Português foi uma das estrelas na passarela da Semana da Moda de Paris

Calçado Português foi uma das estrelas na passarela da Semana da Moda de Paris.

O calçado português voltou a destacar-se numa das passarelas mais importantes do mundo da moda. No desfile de Willy Chavarria, um dos mais aclamados desta temporada na Paris Fashion Week,  a marca de luxo Mariano Shoes foi a escolha do designer, através de uma parceria com a APICCAPS.

O evento marcou a segunda apresentação de Willy Chavarria na capital francesa, desta vez com a coleção intitulada ‘Huron’. O criador que foi eleito designer do ano nos EUA sublinhou a importância desta parceria, referindo ser “um orgulho colaborar com a APICCAPS e com a Mariano Shoes”, para o seu desfile em Paris. “Esta colaboração reflete o compromisso conjunto de valorizar o saber-fazer artesanal, enquanto se exploram novas fronteiras do design contemporâneo”, acrescenta Willy.

Esta não é a primeira vez que o calçado ‘Made in Portugal’ se destaca nos palcos internacionais. Desde o início do ano, os sapatos portugueses têm marcado presença nas semanas da moda de Paris e Nova Iorque, no âmbito do projeto Bioshoes4All, que pretende aproximar a indústria portuguesa de calçado de alguns dos mais conceituados designers a nível mundial.

A indústria portuguesa de calçado exporta mais de 90% da sua produção e vê os Estados Unidos como um mercado estratégico. Para reforçar a sua presença, tem vindo a aprofundar parcerias com conceituados designers americanos. Portugal oferece um saber-fazer incomparável e uma vasta experiência na produção de calçado de alta qualidade, enquanto Willy Chavarria traz talento genuíno e uma visão contemporânea e inovadora. Juntos, formamos uma parceria sólida e muito promissora.

Paulo Gonçalves,, Diretor de Comunicação da APICCAPS

Ainda durante o ano 2025, mais precisamente em setembro, na semana de moda de Nova Iorque, o calçado português estará associado a diversos designers norte-americanos com uma carreira promissora. A iniciativa tem como objetivo promover o potencial da indústria nacional, reforçando a notoriedade dos produtos em couro com o selo ‘Made in Portugal’ e sublinhando a qualidade, a inovação e a sustentabilidade que distinguem o setor.