A primeira segunda-feira de maio fica sempre marcada pela MET Gala, um dos eventos de moda mais importantes do mundo. Os holofotes e os olhos de milhares de curiosos estiveram postos nas escolhas de look das celebridades que pisaram a escadaria do MET. E, desta vez, o calçado português foi um dos protagonistas.
Na famosa gala anual, cujo principal objetivo é a angariação de fundos para o Metropolitan Museum of Art, localizado na 5ª Avenida, em Nova Iorque. No entanto, não é apenas o facto de estar inserido na principal avenida de Manhattan que faz de si um ícone de moda e arte, mas sim os mais de dois milhões de obras que contam cinco anos de milénios de história, desde artefactos egípcios a mestres europeus, passando por moda, fotografia e escultura.
Na edição 2025 da MET Gala, os convidados da anfitriã Anna Wintour, editora da Vogue Americana, tinham como temática central o “Dandismo Negro”. Muito havia para analisar de todas as combinações que desfilaram na longa escadaria decorada com flores, mas destacamos o músico Maluma e o designer Willy Chavarria que calçaram propostas portuguesas da marca Carlos Santos.


Depois da presença do calçado português na cerimónia dos Óscares e em séries televisivas internacionais, a presença na MET Gala é um sinal do prestígio que o setor nacional tem vindo a conquistar.
Temos procurado mostrar aos clientes norte-americanos que Portugal é um parceiro de negócios válido, versátil, que alia o saber fazer a um design contemporâneo.
Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS
Num momento político, social e económico de grande agitação, a APICCAPS continua a reforçar as suas atividades além-fronteiras. “Estamos no mercado americano para ficar!”, pelo menos é essa a garantia dada por Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS.
Em comunicado, são esclarecidas algumas das principais iniciativas previstas para a segunda metade do ano, tais como: a realização de uma conferência em junho com a Vogue Americana; a participação em certames profissionais; a realização de missões de compradores; parceria com escolas de moda; presença na semana de Moda de Nova Iorque; patrocínio a figuras públicas.
Agitação do mercado
De acordo com o World Footwear Yearbook, os EUA são o maior mercado mundial de calçado. Anualmente, importam mais de 1980 milhões de pares de calçado, em valores próximos dos 26 mil milhões de dólares. A China é tradicionalmente o maior fornecedor do mercado, com uma quota próxima dos 60% (o equivalente a 1200 milhões de pares), seguida de Vietname (quota de 23% referente a 461 milhões de pares) e Indonésia (quota de 6% alusivos a 129 milhões de pares em 2023).
Para Portugal, os EUA são um mercado estratégico, sendo atualmente o 6º mercado de destino das suas exportações. Na última década, as vendas portuguesas de calçado para os “states” duplicaram, atingindo valores próximos dos 100 milhões de euros no final de 2024. “Ainda que já exportemos mais de 90% da produção para 170 países, consideramos o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa de calçado para a próxima década”, acrescenta o porta-voz da APICCAPS, Paulo Gonçalves.