A AMMA – Fashion Design Gallery recebeu amigos e entusiastas por moda, no passado dia 13 de abril, para uma celebração aos designers e criadores nacionais, à Liberdade, à chegada da Primavera e aos aniversários da sua equipa.
Em Matosinhos, a temperatura ultrapassava os 25 graus, num dia de primavera que convidava a um passeio junto à praia, mas foi no Complexo da Casa da Arquitetura que houve mais do que motivos para celebrar.
No evento estiveram presentes várias personalidades reconhecidas do universo da Moda em Portugal, como os designers e criadores nacionais, Luis Buchinho, Estelita Mendonça, David Catalán, Alexandra Oliveira da marca Pé de Chumbo, também a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, marcou presença. Ao longo de várias horas foram muitos os curiosos, amigos, familiares, entusiastas por moda e profissionais da área que fizeram questão de prestigiar Carla Reis, responsável da Brandin e pela AMMA, bem como toda a equipa.
Na decoração da festa não faltaram cravos vermelhos para recordar e assinalar os 50 anos do 25 de Abril. No entanto, nos dias de hoje, a Liberdade também se manifesta através da Moda e no trabalho de diversos designers que têm a possibilidade de expor o seu talento e criatividade sem censura.
Sendo uma galeria exclusivamente dedicada à divulgação do trabalho de designers e criadores de moda, um dos pontos altos foi a apresentação de peças icónicas das coleções SS24 de Luis Buchinho, David Catalán, Estelita Mendonça, Duarte Haijime, Pedro Pedro Studio, Pé de Chumbo e Nopin. Podes visitar a AMMA para conhecer melhor o trabalho destes artistas, mas também é um espaço onde podes experimentar algumas peças e até mesmo comprar e investir no Made in Portugal, para arrasares com os melhores looks na primavera/verão 2024.
A FashionHub teve oportunidade de ver a apresentação de algumas das criações na edição 53 do Portugal Fashion, em outubro de 2023. Fica com uma breve descrição das coleções SS24 dos designers mencionados.
Pedro Pedro Studio
Para a coleção primavera/verão 2024, Pedro Pedro apostou num estilo descontraído, pronto para qualquer necessidade do quotidiano, como ir trabalhar. A dupla Pedro e Ricardo evidencia o artesanato e a cultura portuguesa em algumas das suas peças, os pormenores em crochet são da autoria de artesãos portugueses. A aposta recai na moda sem género e acessível a todos os consumidores.
Nopin
Um dos grandes protagonistas do verão em Portugal é o mar, por isso “Mar Português”, um dos poemas mais aclamados de Fernando Pessoa foi o mote para a coleção SS24 de Nopin, “Sea Charm”.
A coleção Sea Charm é produzida na sua maioria com tecidos sustentáveis, certificados e produzidos em Portugal, tais como, algodão orgânicoO algodão orgânico é uma matéria-prima que provém da ag... ver mais..., poliéster recicladoPET reciclado, rPET ou poliéster reciclado é um material o... ver mais..., lyocellO lyocell é uma nova fibra de celulose regenerada, que est... ver mais..., sedaA seda é uma fibra natural que é produzida nos casulos dos... ver mais..., entre outros.
Pé de Chumbo
Pé de Chumbo apresenta a coleção “Shoot me Down”, nas propostas para a primavera/verão 2024, sobressai a sofisticação a que a marca nos habituou, como a combinação de cores e os materiais utilizados. Em termos de tendências, destaque para cores fortes, como o cor-de-rosa para peças do quotidiano e o preto para peças mais clássicas e sofisticadas. As franjas e a definição da silhueta feminina são outros aspetos a realçar.
Estelita Mendonça
A proposta de Estelita Mendonça para a primavera/verão 2024 é inspirada na roupa de trabalho, mas adaptada para o conforto de uma viagem de verão. Da coleção ressaltam as camisas arrojadas com padrões e riscas, às t-shirts também com padrão mais irreverente e que podem ser combinadas com um blazer.
David Catalán
A inspiração de David Catalán para a sua coleção primavera/verão 2024 é o estilo de vida em Ibiza. As peças em gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais..., riscas e com acabamentos em crochet não deixam margem para dúvidas.
Luis Buchinho
Para a coleção primavera/verão 2024, Luis Buchinho aposta em cores suaves, ao utilizar tons de azul e amarelo que fazem lembrar o mar e o tempo ensolarado. As silhuetas fluídas e leves, entre o masculino e o feminino transmitem conforto e são confecionadas com materiais responsáveis e naturais, como o linhoA fibra do linho é desenvolvida através de uma planta de c... ver mais... ou a sedaA seda é uma fibra natural que é produzida nos casulos dos... ver mais....
Duarte Hajime
A designer Ana Duarte criou a “Arcade”, uma coleção inspirada nos videojogos 8-bit. O resultado são silhuetas sem género, oversized, produzida com algodão orgânicoO algodão orgânico é uma matéria-prima que provém da ag... ver mais... e gangaA ganga (em inglês, denim) é um tecido de sarja de algodã... ver mais..., entre outros materiais. Os tons dominantes são o azul, verde, menta, preto, branco e lava.
Além da moda, também a joalharia foi destaque com a exposição de João Pedro Oliveira, ainda a decorrer, que trouxe “novas e excitantes” peças. O que faz uma jóia? É com esta interrogação que João Pedro Oliveira apresenta a sua linguagem artística nativa, expressa em peças desenvolvidas pela G82 Jóias & Gemas.
A seleção musical da AMMA Spring Affair Party esteve a cargo dos DJ TABU e GON e a Quinta de Tourais foi a responsável pelos brindes, com vinhos para todos os gostos.
AMMA – Fashion Design Gallery
A galeria de arte, AMMA, está aberta ao público desde outubro de 2023, incorpora coleções únicas, amostras e peças de desfile, onde o objetivo é alcançar diretamente o consumidor e “tornar a moda made in Portugal acessível e visível”.
O espaço conta com moda de autor, incluindo peças de Luis Buchinho, Pé de Chumbo, Estelita Mendonça, David Catalán, Pedro Pedro, DuarteHajime, Nopin, ANT, Davii, Carla Pontes, Ahcor, Susana Bettencourt, Alexandra Moura.
Morada: Complexo Real Vinícola (Casa da Arquitetura) – Av. Menéres 456, Loja 3
4450-189 Matosinhos
Deixe um comentário