Alerta spoiler! Alameda Turquesa volta a fazer furor no guarda-roupa de ‘Emily in Paris’

A marca portuguesa Alameda Turquesa volta a estar em destaque no guarda-roupa da série ‘Emily in Paris’. Para assinalar mais uma conquista da marca, recordamos a conversa que tivemos com uma das fundadoras, Carolina Santos, em setembro de 2024.

A marca portuguesa Alameda Turquesa volta a estar em destaque no guarda-roupa da série ‘Emily in Paris’. Para assinalar mais uma conquista da marca, recordamos a conversa que tivemos com uma das fundadoras, Carolina Santos, em setembro de 2024.

A quinta temporada da série da Netflix ‘Emily in Paris’ tem estreia prevista para o final de 2025, mas as filmagens já decorrem a todo o vapor. Se um dos temas centrais da trama é a moda, nada melhor do que uma marca com origem e produção nacional para fazer parte das escolhas da personagem principal.

Lily Collins, atriz que dá vida a Emily, foi vista durante as gravações com a bolsa Hana, da marca Alameda Turquesa. “E se o estilo dela lhe parece familiar, é porque na última temporada Emily também usou as nossas sandálias Mimi, confirmando o que já sabíamos — Alameda Turquesa é a escolha certa para um luxo artesanal e descontraído”, refere a marca através da sua newsletter.

O modelo Hana conta com luxuosos detalhes em croché e pérolas artificiais. É a bolsa perfeita para diversos momentos do quotidiano, prática e elegante, adaptando-se facilmente a um registo formal e informal.

Já o modelo Mimi, que corresponde às sandálias usadas por Lily Collins e Ashley Park na série, é de pelo verdadeiro, mas com pérolas falsas. De uma forma geral, o fabrico das peças é 100% português, no entanto, “as peles são italianas na maioria das vezes”, revelou Carolina Santos à FashionHub Portugal.

Em setembro de 2024, a FashionHub Portugal esteve à conversa com a co-fundadora da Alameda Turquesa, Carolina Santos, para perceber mais sobre a produção da marca e o reconhecimento internacional.

Nessa entrevista um dos destaques foi a participação especial da marca como uma das escolhas para Emily in Paris, e uma das coisas que percebemos é que Lily Collins (Emily Cooper) e Ashley Park (Mindy Chen, na série) já eram clientes da Alameda Turquesa.

Na série, os looks utilizados pelas personagens são analisados ao pormenor pelas principais publicações de moda, quer nas redes sociais ou nas mais conceituadas revistas, como a Vogue.

O aparecimento em ‘Emily in Paris’ resultou num “impacto imediato no reconhecimento da marca”, como por exemplo, com o aumento do número de seguidores nas redes sociais, confessou Carolina Santos.

Alameda Turquesa: do hobby à internacionalização

A marca Alameda Turquesa foi fundada pela dupla de mãe e filha, Ana e Carolina. Ana é empreendedora e Carolina é uma jovem arquiteta com mestrado numa das melhores escolas de arquitetura da Europa. Tudo começou com um hobby, mas rapidamente se transformou num negócio.

Carolina e a mãe, Ana – as fundadoras da Alameda Turquesa

Este negócio familiar começou em 2012, no Facebook, com uma pulseira de pom pom que Ana fez para as suas duas filhas. Depois do enorme sucesso das suas criações: pulseiras e colares, que fizeram sucesso na Internet, a Alameda Turquesa consolidou-se como marca de autor no segmento de calçado. As sandálias com pom pom ‘Matisse’ e ‘Santorini’ tornaram-se nos modelos mais populares na época de lançamento da marca. Estas sandálias icónicas foram usadas por grandes figuras ligadas à moda, desde Anna Dello Russo a Chiara Ferragni, que usaram e compartilharam no Instagram as suas sandálias com pom pom da Alameda Turquesa.

A partir daí o sucesso da marca disparou, principalmente no mercado internacional, sendo que, a América do Norte, Europa e Países do Golfo são os principais mercados de atuação desta marca portuguesa.

A Alameda Turquesa é a marca eleita por diversas personalidades reconhecidas mundialmente, em diversas áreas, desde a representação, música e moda, tais como: Olivia Palermo, Kylie Jenner, Amanda Gorman, Irina Shayk, Lily Collins, Bella Hadid, Katy Perry, Princesa Alexandra de Hanover, Sofia Vergara, Emma Roberts, entre outras.

Apesar do sucesso, Carolina Santos esclarece que a marca tem de continuar a criar e inovar, com objetivos concretos do que pretende oferecer aos clientes.

Os nossos clientes são tudo para nós, quer os conhecidos quer os anónimos, ficamos sempre muito felizes quando compram as nossas peças para oferecer às pessoas mais queridas, quando temos maridos, filhos, melhores amigas, irmãs, que compram as nossas peças para oferecer às pessoas mais importantes da sua vida. Nós somos muito criativos na Alameda Turquesa, não conseguimos estar parados e temos objetivos muito concretos daquilo que queremos para a nossa marca, e isso não nos vai fazer parar nunca.

Carolina Santos, co-fundadora da Alameda Turquesa

A Alameda Turquesa ficou conhecida pelos seus icónicos motivos em pom pom e tem agora coleções que suportam tendências, mas de forma artesanal, com peças que têm detalhes luxuosos e combinam cores, texturas e materiais. Estes acabamentos exclusivos são aplicados à mão em Portugal, onde todas as peças da Alameda Turquesa são desenhadas e produzidas.

O reconhecimento é tanto que a autoridade mundial em calçados FootwearNews nomeou a Alameda Turquesa como um dos próximos grandes nomes do calçado, afirmando que são uma das estrelas em ascensão do setor.

Para Carolina Santos, o reconhecimento internacional é importante, assim como, perceber que há tantas personalidades conhecidas que usam a marca, tornando-a uma referência em sofisticação, porém pretende chegar a “muito mais pessoas “anónimas”. Pretende democratizar o acesso das pessoas à marca sem pensar em nenhuma celebridade em específico para a usar, “mas sim continuarmos a crescer e continuar a fazer com que mais e mais pessoas queiram usar Alameda Turquesa”, reforça a co-fundadora da marca.

Para isso, a marca conta com a loja online acessível em todo o mundo e com alguns pontos de venda fisico, como o Harrod’s, em Londres e Neiman Marcus, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Ritz Four Seasons Lisboa é o ponto de venda onde pode encontrar as criações da Alameda Turquesa.

A quinta temporada de ‘Emily in Paris’ tem estreia prevista para o final de 2025, até lá aguardamos para perceber se há mais peças desta e de outras marcas portuguesas no guarda-roupa das personagens.