Tudo o que começa tem um fim. Depois de praticamente 8 anos a implementar-se no mercado como referência da produção nacional e com as suas peças repletas de originalidade, a Mustique agora é Gandaia.
O novo capítulo da marca é mais do que um processo de rebranding, mas sim uma evolução natural, propícia numa marca que cresceu e se tornou madura. “Precisávamos de crescer e evoluir sem perder a essência que nos trouxe até aqui”, explica Vera Caldeira, em comunicado.
O reposicionamento no mercado traz uma nova identidade, mas a essência de sempre. Prova disso mesmo, é que a nova coleção da Gandaia já está disponível online e nas lojas físicas da marca, em Lisboa. A missão e os valores da marca permanecem, sendo a Gandaia uma continuidade do que foi a Mustique, inspirada no estilo de vida lisboeta, onde moradores e turistas se misturam em harmonia, em plena diversidade e descontração da cidade. Entre a luz única do sol de Lisboa e o azulejo característico dos edifícios da cidade, onde a cultura se move de forma contagiante, como um Museu a céu aberto.
A essência da Mustique mantém-se nos padrões, que tornaram a marca reconhecida pela originalidade e autenticidade, porém o lado maduro da Gandaia reflete-se nos modelos mais neutros e intemporais.



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O lyocell é uma nova fibra de celulose regenerada, que est... ver mais... e o linho
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Segundo os fundadores, Vera Caldeira e Pedro Ferraz, o objetivo é o mesmo: “good quality clothes for good times” (em português, roupa de qualidade para bons momentos). O nome escolhido, Gandaia, promove essa filosofia.
Gandaia é um estado de lazer descomprometido e despreocupado, uma busca pela diversão. É uma palavra popular associada à celebração e que captura a intensidade efémera dos bons momentos,
Pedro Ferraz, co-fundador da Gandaia
A marca foi fundada em 2017, depois de uma viagem à Índia que inspirou a primeira coleção de camisas com block printing. Desde 2020, toda a produção passou a ser feita em Portugal e, atualmente, a equipa conta com cinco pessoas dedicadas à gestão e crescimento do projeto.
Com a nova identidade, a Gandaia reforça também a sua estratégia de internacionalização, através do online e no crescimento do canal B2B através de parcerias com lojas multimarcas. As duas lojas físicas — em São Bento e Santos — continuam a ser pontos de encontro entre clientes locais e turistas.
De acordo com a marca, o nome mudou, mas a missão mantém-se: “criar roupa com qualidade, feita cá, para ser vivida lá fora: nas ruas, nas férias, nas festas ou em qualquer momento de “gandaia”.