A Iniciativa “Faça a Moda CircularO processo em que uma peça é desenvolvida, transportada, v... ver mais...”, é uma parceria entre a MO e a start-up ambiental ‘To Be Green’. O objetivo é recolher peças de vestuário fora de uso para lhes dar uma segunda vida, através da reparação ou reciclagem.
De certeza que já te perguntaste dezenas de vezes: o que posso fazer à roupa que não uso? Entre doar algumas peças e até mesmo vender, há ainda diversas alternativas que deves considerar e que são uma mais-valia para a moda responsável: repararLevar uns botins ao sapateiro. Colocar um fecho novo numas c... ver mais... e reciclarO conceito reciclabilidade refere-se à potencial adequaçã... ver mais.... Porém, para os consumidores, pode ser difícil encontrar marcas e sistemas desenvolvidos para este fim.
A ação “Faça a Moda CircularO processo em que uma peça é desenvolvida, transportada, v... ver mais...” – inserida nas iniciativas no âmbito do be@t, um projeto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – incentiva os clientes MO a deixarem as suas peças de vestuário em desuso, independentemente da marca, num dos pontos de recolha espalhados por 13 lojas selecionadas de norte a sul do País.
Através do esforço de se alinhar aos valores do projeto be@t, que visa contribuir para uma indústria têxtil e de vestuário nacional inovadora, sustentável e circular, “a MO reforça a visão de criar um circuito de moda mais responsável”, pode ler-se no comunicado da marca.
Após deixares a tua roupa num dos pontos de recolha, as peças serão cuidadosamente submetidas a um processo de seleção: as que forem passíveis de reparação serão restauradas e reintegradas no mercado, enquanto as restantes serão recicladas, transformando-se em novos produtos ou matérias-primas. O objetivo destas estratégias é não apenas dar uma segunda vida à roupa, mas também reduzir significativamente um dos graves problemas desta indústria, o desperdício têxtil.
Nesta primeira fase, com a ação já a decorrer, as lojas piloto que recebem a iniciativa são as de Alverca, Arrábida, Barcelos, Braga, Cascais, Famalicão, Guimarães, Lousada, Maia, Ponte de Lima, Póvoa de Varzim, Seixal e Vila Real. O lançamento da iniciativa decorreu na loja MO, no Centro Comercial Maia Jardim e contou a presença de trabalhadores MO e do CEO da marca, Francisco Sousa Pimentel (abaixo, na fotografia), assim como de representantes das entidades que colaboram nesta iniciativa. A marca prevê, em função dos resultados, alargar a ação pelas restantes lojas a médio-prazo, “ampliando assim o impacto positivo e o alcance da iniciativa”, refere o comunicado da MO.
Com esta iniciativa, a MO reforça o seu papel ativo na redução do impacto ambiental, e ao mesmo tempo proporciona aos seus clientes a experiência acessível de contribuirem para um futuro mais verde.
MO lança nova landing page dedicada à sustentabilidade
Em paralelo com o lançamento da iniciativa “Faça a Moda CircularO processo em que uma peça é desenvolvida, transportada, v... ver mais...”, e com o intuito de informar o público sobre os seus processos de produção cada vez mais responsáveis, a marca portuguesa apresenta também a sua nova landing page de sustentabilidade.
Este espaço online, já se encontra disponível no website da MO, permitindo a toda a comunidade ter uma visão aprofundada sobre as iniciativas da marca no âmbito da sustentabilidade.
Nota: As fotografias presentes neste artigo são cortesia da MO, referentes ao evento de lançamento da ação “Faça a Moda CircularO processo em que uma peça é desenvolvida, transportada, v... ver mais...”, que decorreu na loja MO – CC Maia Jardim.
Deixe um comentário