A LINE apresenta a primeira coleção com assinatura de Diogo Miranda como diretor criativo

Em setembro, a A LINE anunciou a contratação de Diogo Miranda como novo diretor artístico e criativo da marca, numa parceria que marcou o regresso do designer à moda. A marca anuncia agora as primeiras imagens da coleção primavera-verão 2025, a primeira com assinatura do criador aos comandos da A LINE.

João Monteiro | Ana Luísa Moreira

Em setembro, a A LINE anunciou a contratação de Diogo Miranda como novo diretor artístico e criativo da marca, numa parceria que marcou o regresso do designer à moda. A marca anuncia agora as primeiras imagens da coleção primavera-verão 2025, a primeira com assinatura do criador aos comandos da A LINE.

Para o desenvolvimento desta coleção, Diogo Miranda “foca-se nos códigos originais do vestuário, explorando a intimidade da roupa e a pluralidade do papel da mulher”, refere a marca em comunicado.

Todos os dias praticamos um ritual mais ou menos consciente quando colocamos a nossa vestimenta sobre o corpo. Armadura, palco para sonhar, conforto, os significados que a roupa assume no nosso dia-a-dia variam. O que permanece consistente são os dois sujeitos que se interligam numa dose diária – pele e guarda-roupa – e que informam o mundo sobre quem somos. Ou quem queremos ser.

Comunicado A LINE

A marca esclarece que a coleção primavera-verão 2025 foi criada respeitando o “ADN marcado” da A LINE, contudo Diogo Miranda atualizou os códigos para a atualidade “com uma imagem contemporânea e desejada.”

A camisa branca, peça que lançou a marca, assume o protagonismo da coleção em busca da consolidação do ADN A LINE, já mencionado neste artigo. Assim, esta peça minimalista abrange vestidos camiseiros, saias, saiotes e uma sobreposição, entre outras formas. Contudo, o criador deixa de lado a imagem clássica associada à camisa branca e transforma-a numa peça “sexy, cool e despretensiosa.”

A coleção foi desenhada a pensar na versatilidade feminina e em todas as etapas do dia-a-dia de uma mulher, acrescenta Diogo Miranda: “Desde começar o dia com o vestido camiseiro branco, passando por um cocktail dress para o final da tarde, e se quiser um look sexy, porem despretensioso, um slip-dress que pode ser usado com uns flats shoes, e finalizado com uma oversized shirt, porque a mulher está em constante transformação.”

Relativamente aos materiais utilizados na confeção da coleção primavera-verão, o diretor artístico e criativo aposta em tecidos confortáveis e de qualidade, como o algodão e , sendo que este último confere mais estrutura para alfaiataria e crepe-de-chine com acabamento de cetim, utilizado nos slip dress e saias para o caimento perfeito.

Um dos destaques da coleção são os acessórios em pele, aliados a outra novidade, as peças de Edição Limitada, um craftsmanship “exímio”.

Na FashionHub destacamos a dualidade de cores apresentada na coleção, entre branco e preto, mas também com a utilização de tons terra e bronze, que conferem sofisticação tanto a looks mais descontraídos, como aos clássicos. Este aspeto realça a irreverência e versatilidade do guarda-roupa feminino, na adaptação que a marca implementa para cada ocasião da vida de uma mulher.

“Aliar a última tecnologia ao trabalho manual e valorizar o nosso passado, mostrando o nosso Know-How”, é assim que Diogo Miranda define os objetivos para o futuro, enquanto diretor artístico e criativo da A LINE.

Fotos: João Monteiro | Ana Luísa Moreira