3 marcas portuguesas que deves ter debaixo de olho nesta primavera

IMMA, Nazareth e Pêra Lima, estas três marcas prometem colorir e refrescar a tua primavera. Neste artigo apresento-te as últimas novidades.

A primavera possui a alegria dos dias compridos, do pôr-do-sol na praia a saborear um gelado, dos dias de chuva que ficam mais coloridos por flores de todas as cores.

Considerada por muitos como “tempo para recomeçar”, é a época do ano em que sentimos a energia renovada para limpar e arrumar o guarda-roupa, como se isso nos purifica-se a alma. Contudo, é imperativo que o façamos com consciência e responsabilidade, por isso resolvi dar-te uma ajuda.

Neste artigo, apresento-te a história e respetivas propostas primavera-verão de três marcas portuguesas: IMMA, Nazareth e Pêra Lima. Em comum, as marcas têm o espírito empreendedor das mulheres que as fundaram, utilizando a criatividade em prol da sustentabilidade, através da produção nacional e técnicas consideradas eticamente mais responsáveis.

Este artigo apresenta mais do que peças bonitas e atemporais, trata-se de uma ode a todas as mulheres, para que se vistam de acordo com o seu estilo e se sintam bem com as suas escolhas.

IMMA

A IMMA foi fundada por Alexandra Neto, que assume a mulher como figura central para desenvolver as suas criações. A marca estabelece uma ligação entre utilidade e versatilidade, ao criar peças “elegantes, descomplicadas e pensadas para a vida real”, tal como apresenta no site oficial da marca.

A moda lenta é outra das principais características da IMMA, com uma produção pensada e desenhada ao pormenor, sem pressão por tendências, ao mesmo tempo que modernidade e intemporalidade andam de mãos dadas.

A marca é reconhecida pelo traço minimalista e pela idealização de básicos imprescindíveis no armário de qualquer mulher, como uma camisa e t-shirt brancas.

O destaque da FashionHub Portugal recai na cor predominante em quase todas as peças da nova coleção: o rosa bebé ou rosa pastel, como preferirem apelidar. Esta cor é uma das tendências da estação, no entanto, devido à sua facilidade de combinação com diversos tons, podemos considerá-la intemporal, assim como as peças da IMMA, destacando-se um vestido, uma saia e uma t-shirt, perfeitos para o trabalho ou um passeio ao fim-de-semana.

Podes consultar mais informação em immathebrand.com.

Nazareth

Nazareth é uma marca portuguesa fundada em 2013, por Márcia Nazareth. A marca produz em Portugal a partir de deadstock e, por isso, nenhum tecido se perde, todos se transformam.

O padrão às riscas é uma identidade das peças Nazareth. A marca segue empenhada na inovação, não só na criação e design, mas também na sustentabilidade e moda circular. A responsabilidade com os processos de produção, a cadeia de valor e no apoio pós-compra, nomeadamente na reciclagem têxtil e arranjos, compõem o ADN da marca.

“For Gentle Women” – “Para Mulheres Gentis”, o lema da Nazareth é sobre empoderamento feminino, mas também a gentileza de comprar peças que geram menor impacto no ambiente.

A Nazareth é uma marca que não olha para as estações do ano como um indicador de produção, tudo tem a ver com as circunstâncias, desde a necessidade das clientes ou uma oportunidade através de um tecido perdido numa fábrica, ao qual Márcia dá uma nova vida.

No seguimento dos valores da marca, nasce “Bloom” ou melhor, floresce, tal como “florescemos cada vez que nos vestimos”, refere Márcia Nazareth na sua página de Instagram para apresentar a coleção.

Rejeito os padrões que limitam, as regras que ditam quem devemos ser. Abraço a liberdade de vestir o que nos tornamos, o que nos faz sentir vivas e poderosas. Porque acredito que a moda nos representa.

Márcia Nazareth, através do Instagram

Nesta coleção, a FashionHub destaca os tons fortes, como o verde e a combinação entre rosa e laranja, preto e branco.

É necessário falar sobre as calças de ganga com o acabamento perfeito, de cintura elástica e com um corte bem ao estilo dos anos 70, conforto e estilo aliam-se numa única peça. Ah, e os básicos imprescindíveis, principalmente para quem gosta de cor e de arriscar, deves espreitar os tops e t-shirts.

Os blazers e vestidos Nazareth são reconhecidos pela irreverência e versatilidade, o conjunto azul (calças e blazer), pretende elevar o teu look de escritório e o vestido rosa e laranja, promete acompanhar-te em muitos jantares de verão.

Um dos best sellers da coleção está esgotado no site da marca, mas Márcia Nazareth já encontrou o tecido ideal para a reposição, mas sejam rápidas, contactem diretamente a marca. O corte e pormenor na manga são perfeitos…

Podes consultar mais informação em nazarethcollection.com.

Pêra Lima

A Pêra Lima foi fundada por Patrícia, uma pintora apaixonada por histórias, que inspirada pelas suas memórias de infância a brincar no pomar de pêras do avô, cujo sobrenome era Pereira, decidiu prestar homenagem. A loja e atelier da marca situam-se em Vila do Conde, onde cria “histórias vestíveis” através de estampas exclusivas que desenvolve internamente e em colaboração com artistas plásticos locais. A marca tem produção em Portugal, sendo as peças confecionadas em 100% algodão orgânico certificado pela BCI.

A criação da Pêra Lima surgiu do “sonho de trazer os elementos da arte e da narrativa para o mundo da moda”, é assim que a marca, de forma simples, se descreve no site oficial.

Para a coleção primavera-verão 2025, a Pêra Lima conta três histórias, que é como quem diz, diferentes padrões. O destaque da FashionHub vai para os diversos modelos de vestidos e blusas que exaltam os dias de primavera.

Wildflower

Segundo refere a marca, através do seu site, o padrão desta história foi inspirado num poema de Emily Dickinson: “Eu provo um licor nunca fermentado”, que celebra a intoxicação espiritual proporcionada pela natureza. As ilustrações representam a natureza, através de flores, borboletas, abelhas e outros elementos naturais. Haverá algo mais a ver com a primavera? Também pensamos que não…

Grace, The Cherry Tree and Blackbird

Depois de uma sondagem criada pela marca na sua página de Instagram, esta estampa surge como a preferida das clientes da marca. “É inspirada em Graça, uma mulher que cresceu na paisagem do Rio Douro. Como as cerejeiras também são típicas da região, decidimos combinar a brincadeira da infância com a doçura das cerejas que Graça tanto ama”, refere a marca.

Olive Tree

O padrão que originou esta coleção foi inspirado na popular canção portuguesa “Oliveira da Serra”. É uma homenagem à vida rural portuguesa. “Esta canção é uma expressão do cancioneiro tradicional português, refletindo a riqueza emocional do seu povo”, acrescenta a marca.

Podes consultar mais informação em peralima.net.